quarta-feira, 18 de abril de 2012

O Segredo da Mágica


      Todos queremos o segredo. A informação secreta que transforme os negócios em sucesso, com lucros multiplicados e resultados superiores.
        Na era da informação instantânea, gratuita e – se soubermos filtrá-la – de qualidade, todos sabemos os segredos. O que nos faz concluir que o esforço da busca pelo “segredo do sucesso” deve ser transformado no esforço para “a prática contínua dos segredos” que há muito conhecemos.
        Todos sabemos que:
       O conhecimento transforma. E que quanto mais conhecimento desenvolvemos, mais valorizados seremos; e que quanto mais específico for o nosso conhecimento, mais raros seremos e mais destaque teremos; e que quanto mais sofisticado é o nosso conhecimento, mais sofisticadas serão nossas ações e mais sofisticados serão os resultados delas. E que quanto menos conhecimento tivermos, mais esforço braçal teremos que fazer com remuneração cada vez menor; e que portanto devemos sempre investir em conhecimento. Ampliá-lo, especificá-lo, sofisticá-lo. E fazer disso um hábito diário que nos dê prazer.
        Sabemos ainda que a assimilação do conhecimento – diferentemente da informação – não ocorre de maneira “instantânea”. Ela se dá por um processo. Isso quer dizer que o conhecimento não vem “lendo um livro”, mas sim “desenvolvendo o hábito diário da leitura”.
       Sabemos também que somos o retrato das nossas ações habituais. Todos sabemos que somos hoje o que planejamos (ou o que não planejamos) no passado. E que seremos no futuro o que planejarmos e executarmos hoje, e de maneira continuada. Sabemos que tudo depende da continuidade de nosso esforço na direção correta.
       E sabemos obviamente que os esforços devem estar nesta tal direção correta. Ser muito esforçado na direção errada não renderá resultados. Temos de concluir, através de raciocínio estratégico (unindo dados, impressões e analisando as evidências ao nosso redor) qual é a nossa “direção correta”. Em geral, nós sabemos.
       Um detalhe permeou todos estes parágrafos: há algo de clara significação e central importância, retratado nos termos “contínua”, “hábito diário”, “não ocorre de maneira instantânea”, “se dá por um processo”, “maneira continuada”: o tempo. A força do tempo. Uma carreira ou negócio de sucesso não nasce no dia seguinte ao desejo desse sucesso. O tempo aqui se impõe. Mas não só o tempo: se esperarmos passivamente a passagem do tempo, nada acontecerá. Temos que agir certo, ao longo do tempo. Por isso não há segredo da mágica. Todos sabemos que devemos agir, e certo, e fazer isso sempre. E neste “sempre” está o tempo, que imprime e impõe sua direção. Que é implacável com o pão. Que matura. E com o qual devemos entrar num acordo perene, agindo, crescendo, observando, reformulando-nos, aprendendo. Caminhar ao lado do tempo, como quem segura a mão do mestre e diz vai, leve-me que eu prometo fazer minha parte.

* Palestrante Eduardo Peres – Palestrante, mágico e humorista, especialista em vendas, liderança e motivação de equipes para resultados. Foi Campeão Mundial de Mágica em 2000.