quarta-feira, 18 de abril de 2012

Marketing Pessoal ainda é assunto?

        Não há em português uma tradução literal para o termo marketing. A rigor, a tradução seria “mercado” no gerúndio, como se “o mercado” fosse um verbo. Ficou em português marketingmesmo. E este é o conjunto de ações que tem como propósito vender, projetar-se, fazer-se querido e desejado, ter lucro.

         A evolução do mercado depende das ações de seus agentes. Quanto melhor (mais qualitativa) a movimentação de cada um de seus agentes, melhor o mercado lhes retribui e lhes premia. Curto e grosso: os melhores têm lucro e os piores sofrem para pagar o aluguel.


        “Marketing Institucional” é o marketing das empresas. São as ações que as empresas praticam para vender, projetarem-se, fazerem-se queridas e desejadas e obterem lucro. “Marketing Pessoal” (uma expressão dos anos 80, tão feliz que até hoje a repetimos), é o marketing das pessoas. Essas também precisam de ações específicas para venderem-se, projetarem-se, fazerem-se queridas e desejadas, e obterem lucro. Quais seriam essas ações?


         Vamos a elas: se você é um profissional bem sucedido, mostre isso aos seus clientes através de mensagens visuais ou cognitivas como suas roupas (não necessariamente caras, mas adequadas a cada ocasião), pontualidade, competência técnica em sua área, etiqueta no trato etc. Você tem que gostar da sua própria imagem. As outras pessoas também. Não queira fazer sucesso se você não toma nem banho. Tenha uma excelente rede social (internética ou não, já que o conceito de rede social existe desde antes da invenção do byte, da luz elétrica, da linguagem e da roda), estude e informe-se por hábito e prazer, coma sua saladinha com suco sem açúcar, cultive hábitos produtivos, exercite a ética (e no lugar de querer parecer ético, seja ético mesmo. Comece pelo seu talão de nota fiscal), dedique-se a uma causa, não faça fofoca, aprenda a pensar como se você estivesse começando hoje (principalmente se você estiver começando hoje), trate bem as mulheres, trate bem os homens, trate bem seus funcionários, ame seus clientes, procure entender seus pais e seu chefe (eles só querem o seu bem), não fale mal dos seus concorrentes, desligue a tevê de vez em quando, não ligue a tevê depois de tê-la desligado, tenha atitude pró-ativa e iniciativa (que falta isso faz!), estude, estude e estude por prazer de novo, seja flexível e conciliador, antecipe-se às cobranças quando você sabe que elas virão, surpreenda seus clientes, seja leal (e não apenas fiel), tente ler um livro de filosofia e você não conseguirá (ler apenas um), seja equilibrado com suas finanças e seja feliz.


         Se você fizer de ações saudáveis e virtuosas verdadeiros hábitos, os resultados positivos aparecerão. Inevitavelmente, inclusive.




* Palestrante Eduardo Peres – Palestrante, mágico e humorista, especialista em vendas, liderança e motivação de equipes para resultados. Foi Campeão Mundial de Mágica em 2000.