quarta-feira, 18 de abril de 2012

Diploma x Resultados

          Este é um tema clássico do mundo do trabalho: Diploma versus Resultados.
     As perguntas que permeiam essa questão: o diploma universitário é importante? É decisivo? Indispensável? Até que ponto ele faz a diferença? E como explicar o sucesso de profissionais sem diploma? Se eu ainda não tenho um, eu devo investir nisso agora? E se eu já tenho e não uso, o que eu faço com ele?
          Examinando, percebemos que o diploma universitário é bom mas não é tudo. E que as empresas e o mercado contratam e premiam pelo valor que você consegue gerar nos negócios. Não apenas pela sua formação. A formação facilita o caminho para a geração de resultados. Mas ela não é o único caminho, há outros tão ou mais significativos. E que a formação por si só não significa rigorosamente nada: ela deve estar acompanhada de muita atitude geradora de resultados.
        Hoje, o mundo do trabalho dita as suas regras com base tão somente na geração do objetivo central de toda e qualquer empresa: o resultado. Não temos dúvidas de que uma boa formação acadêmica facilita o caminho para essa geração do resultado. Esta nos ilustra, nos abre a mente, nos mostra caminhos, nos dá credenciais. Mas muitos casos provam que pessoas que não tiveram experiência acadêmica também conseguiram se desenvolver, por outros caminhos e métodos. A universidade hoje não é o único caminho para “se formar”. É um excelente caminho. Mas não é o único.
          Para quem tem diploma, o detalhe é: não basta hoje apenas “estar munido” de um bom diploma. É preciso mostrar diariamente que se bebeu deste diploma, mostrar todos os dias que você fez por merecê-lo, e principalmente: manter-se absolutamente atualizado com relação à sua matéria, e mais: contribuir com sua observação e experiência para o aprimoramento desta matéria.
         E para quem não tem, a dica é buscar a chamada “formação extra-acadêmica”: cursos, palestras, literatura específica e geral, investimento em informação e cultura: sua formação é a sua vivência. Como já dito, hoje as empresas contratam por aquilo que conseguimos gerar de valor. Mostre que você gera resultados e cresça. Prepare-se diariamente, mesmo fora do ambiente acadêmico. O diploma não deve ser um troféu para quem tem e uma resignação para quem não tem. Vamos ao resultado!
* Palestrante Eduardo Peres – Palestrante, mágico e humorista, especialista em vendas, liderança e motivação de equipes para resultados. Foi Campeão Mundial de Mágica em 2000.